Glossário
Hiperlink: um hiperlink é uma referência para os dados que o leitor pode seguir diretamente clicando ou pairando ou que é seguido automaticamente, um hiperlink aponta para um documento inteiro ou a um elemento específico em um documento.
Hipertexto: é um texto com hiperlinks. Um sistema de software para visualização e criação de hipertexto é um sistema de hipertexto e para criar um hiperlink é a hyperlink (ou simplesmente de ligação). Um usuário seguinte hyperlinks é dito para navegar ou procurar o hipertexto.
fonte:
http://en.wikipedia.org/wiki/Hyperlink
STI: Este campo de pesquisa tem como finalidade principal abordar conceitos pedagógicos e computacionais para nortear o projeto e a implementação de programas capazes de interagir com aprendizes durante longos períodos de aquisição de conhecimento específico em uma dada área (por exemplo, geometria ou geografia). Nele, há também o interesse em se determinar as modalidades didáticas de interação (por exemplo, uma apresentação adequada do conteúdo seguida de exercícios e de avaliação pertinente). Sistemas de Tutores Inteligentes (STI) representam um avanço em relação aos sistemas de tutoria tradicionais ou mesmo aos microcosmos (ambientes de aprendizagem) tanto no que se refere à articulação das informações de entrada produzidas pelo aprendiz quanto à geração das informações de saída em formas variadas de representação. A pesquisa atual em STI poda ser dividida em três ações principais: (1) reunir pesquisas das diversas vertentes da Inteligência Artificial tais como Cognição e Busca Heurística que contribuiram com teorias subjacentes aos STI; (2) encorajar o intercâmbio científico entre estes indivíduos de Ciência da Computação e de Educação; (3) avaliar os esforços atuais na tentativa de identificar recomendações para linhas futuras de pesquisa. O Grupo de Pesquisa em Sistemas Tutores Inteligentes da UFPR aborda um amplo conjunto de assuntos que cobrem disciplinas da Inteligência Artificial Clássica, tais como Jogos Educacionais, Liguagens e Ferramentas de Autoria e Simuladores Inteligentes.
Ai: "Não existe uma definição para inteligência artificial (IA), mas várias. Basicamente, IA é fazer com que os computadores pensem como os seres humanos ou que sejam tão inteligentes quanto o homem", explica Marcelo Módolo, professor de Sistemas de Informação da Universidade Metodista de São Paulo. Assim, o objetivo final das pesquisas sobre esse tema é conseguir desenvolver uma máquina que possa simular algumas habilidades humanas e que os substitua em algumas atividades.
A inteligência artificial faz parte dos estudos de Ciências da Computação. Os programas utilizam a mesma linguagem de sistemas convencionais, mas com uma lógica diferente. Existem várias maneiras de se fazer essa programação. Em alguns casos, o sistema inteligente funciona com uma lógica simples - se a pergunta for x, a resposta é y. Em outros casos, como os estudos em redes neurais, a máquina tenta reproduzir o funcionamento dos neurônios humanos, em que as informações vão sendo transmitidas de uma célula a outra e se combinando com outros dados para se chegar a uma solução.
STI: Este campo de pesquisa tem como finalidade principal abordar conceitos pedagógicos e computacionais para nortear o projeto e a implementação de programas capazes de interagir com aprendizes durante longos períodos de aquisição de conhecimento específico em uma dada área (por exemplo, geometria ou geografia). Nele, há também o interesse em se determinar as modalidades didáticas de interação (por exemplo, uma apresentação adequada do conteúdo seguida de exercícios e de avaliação pertinente). Sistemas de Tutores Inteligentes (STI) representam um avanço em relação aos sistemas de tutoria tradicionais ou mesmo aos microcosmos (ambientes de aprendizagem) tanto no que se refere à articulação das informações de entrada produzidas pelo aprendiz quanto à geração das informações de saída em formas variadas de representação. A pesquisa atual em STI poda ser dividida em três ações principais: (1) reunir pesquisas das diversas vertentes da Inteligência Artificial tais como Cognição e Busca Heurística que contribuiram com teorias subjacentes aos STI; (2) encorajar o intercâmbio científico entre estes indivíduos de Ciência da Computação e de Educação; (3) avaliar os esforços atuais na tentativa de identificar recomendações para linhas futuras de pesquisa. O Grupo de Pesquisa em Sistemas Tutores Inteligentes da UFPR aborda um amplo conjunto de assuntos que cobrem disciplinas da Inteligência Artificial Clássica, tais como Jogos Educacionais, Liguagens e Ferramentas de Autoria e Simuladores Inteligentes.
Ai: "Não existe uma definição para inteligência artificial (IA), mas várias. Basicamente, IA é fazer com que os computadores pensem como os seres humanos ou que sejam tão inteligentes quanto o homem", explica Marcelo Módolo, professor de Sistemas de Informação da Universidade Metodista de São Paulo. Assim, o objetivo final das pesquisas sobre esse tema é conseguir desenvolver uma máquina que possa simular algumas habilidades humanas e que os substitua em algumas atividades.
A inteligência artificial faz parte dos estudos de Ciências da Computação. Os programas utilizam a mesma linguagem de sistemas convencionais, mas com uma lógica diferente. Existem várias maneiras de se fazer essa programação. Em alguns casos, o sistema inteligente funciona com uma lógica simples - se a pergunta for x, a resposta é y. Em outros casos, como os estudos em redes neurais, a máquina tenta reproduzir o funcionamento dos neurônios humanos, em que as informações vão sendo transmitidas de uma célula a outra e se combinando com outros dados para se chegar a uma solução.
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