Definições
Interação: é um tipo de ação que ocorre entre duas ou mais entidades quando a ação de uma delas provoca uma reação da outra ou das restantes. Por oposição à unidirecionalidade do conceito de causalidade, a subjacente bidirecionalidade ou mesmo interatividade é essencial no conceito de Interação.
Interatividade: é um conceito que quase sempre está associado
às novas mídias de comunicação Interatividade pode ser definida
como:
“uma medida do potencial de
habilidade de uma mídia permitir que o usuário exerça influência sobre o
conteúdo ou a forma da comunicação mediada.”
Porém
ainda há a perspectiva sociológica do termo que seria:
“a relação entre duas ou ou mais pessoas que, em
determinada situação, adaptam seus comportamentos e ações uns aos outros”..
Autonomia: Em Educação, a autonomia do estudante revela
capacidade de organizar sozinho o seu estudo, sem total dependência do
professor, administrando eficazmente o seu tempo de dedicação no aprendizado e
escolhendo de forma eficiente as fontes de informação disponíveis. Quando se
fala em Ensino e-Learning ou EAD (Ensino à distância) pretende-se que o
estudante aplique o conceito de autonomia na educação.
Objetos virtuais de aprendizagem: Com o crescimento
dos recursos tecnológicos, especialmente computadores e internet nas escolas
públicas, novas formas de aprendizagem vêm sendo idealizadas e concebidas a
partir de estratégias de trabalho que outrora não seriam sequer imaginadas.
Um
objeto de aprendizagem é qualquer recurso que possa ser reutilizado para dar
suporte ao aprendizado. Sua principal idéia é "quebrar" o conteúdo
educacional disciplinar em pequenos trechos que podem ser reutilizados em
vários ambientes de aprendizagem. Qualquer material eletrônico que provém
informações para a construção de conhecimento pode ser considerado um objeto de
aprendizagem, seja essa informação em forma de uma imagem, uma página HTM, uma
animação ou simulação. (Objetos virtuais de aprendizagem: Com o crescimento dos recursos tecnológicos, especialmente computadores e internet nas escolas públicas, novas formas de aprendizagem vêm sendo idealizadas e concebidas a partir de estratégias de trabalho que outrora não seriam sequer imaginadas.Um objeto de aprendizagem é qualquer recurso que possa ser reutilizado para dar suporte ao aprendizado. Sua principal idéia é "quebrar" o conteúdo educacional disciplinar em pequenos trechos que podem ser reutilizados em vários ambientes de aprendizagem. Qualquer material eletrônico que provém informações para a construção de conhecimento pode ser considerado um objeto de aprendizagem, seja essa informação em forma de uma imagem, uma página HTM, uma animação ou simulação. (RIVED, 2010). Os Objetos Virtuais de Aprendizagem podem ser
criados em qualquer mídia ou formato, podendo variar desde uma simples
apresentação de slides até recursos digitais mais complexos como simulações
animadas em Java ou flash.
Ambientes virtuais de aprendizagem:
são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet. Elaborado para ajudar
os professores no
gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do curso, permite
acompanhar constantemente o progresso dos estudantes.
Como ferramenta para EAD, é
usada para complementar aula presencial.
Mídia: são os canais ou ferramentas usadas para armazenamento e transmissão de informação ou dados. Mídia muitas vezes é usada como sinônimo de meios de comunicação de
massa ou agências de notícias, mas pode se referir a um único meio utilizado
para comunicar os dados para qualquer finalidade.
Convergência de mídias: vem
propor uma transformação no papel da comunicação, onde os sujeitos passam de
simples consumidores ou receptores para, além disso, serem possíveis autores de
produção no processo de informação. Isto ao mesmo tempo. Nesse contexto, o
celular é um dos artefatos tecnológicos que ilustra bem a convergência das
mídias, pois num mesmo aparelho encontra-se reunidas várias funções. Frente a
este cenário, convém destacar que: a principal capacidade da convergência das
mídias é a de possibilitar a integração de dispositivos digitais e o seu uso
sob demanda. Mas há um aspecto mais evidente e importante a se destacar na
contribuição da convergência das mídias.
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