segunda-feira, 17 de março de 2014




Definições

Interação: é um tipo de ação que ocorre entre duas ou mais entidades quando a ação de uma delas provoca uma reação da outra ou das restantes. Por oposição à unidirecionalidade do conceito de causalidade, a subjacente bidirecionalidade ou mesmo interatividade é essencial no conceito de Interação.


Interatividade: é um conceito que quase sempre está associado às novas mídias de comunicação  Interatividade pode ser definida como:
“uma medida do potencial de habilidade de uma mídia permitir que o usuário exerça influência sobre o conteúdo ou a forma da comunicação mediada.”
Porém ainda há a perspectiva sociológica do termo que seria:
“a relação entre duas ou ou mais pessoas que, em determinada situação, adaptam seus comportamentos e ações uns aos outros..

Autonomia: Em Educação, a autonomia do estudante revela capacidade de organizar sozinho o seu estudo, sem total dependência do professor, administrando eficazmente o seu tempo de dedicação no aprendizado e escolhendo de forma eficiente as fontes de informação disponíveis. Quando se fala em Ensino e-Learning ou EAD (Ensino à distância) pretende-se que o estudante aplique o conceito de autonomia na educação.

Objetos virtuais de aprendizagem: Com o crescimento dos recursos tecnológicos, especialmente computadores e internet nas escolas públicas, novas formas de aprendizagem vêm sendo idealizadas e concebidas a partir de estratégias de trabalho que outrora não seriam sequer imaginadas.
Um objeto de aprendizagem é qualquer recurso que possa ser reutilizado para dar suporte ao aprendizado. Sua principal idéia é "quebrar" o conteúdo educacional disciplinar em pequenos trechos que podem ser reutilizados em vários ambientes de aprendizagem. Qualquer material eletrônico que provém informações para a construção de conhecimento pode ser considerado um objeto de aprendizagem, seja essa informação em forma de uma imagem, uma página HTM, uma animação ou simulação. (Objetos virtuais de aprendizagem: Com o crescimento dos recursos tecnológicos, especialmente computadores e internet nas escolas públicas, novas formas de aprendizagem vêm sendo idealizadas e concebidas a partir de estratégias de trabalho que outrora não seriam sequer imaginadas.Um objeto de aprendizagem é qualquer recurso que possa ser reutilizado para dar suporte ao aprendizado. Sua principal idéia é "quebrar" o conteúdo educacional disciplinar em pequenos trechos que podem ser reutilizados em vários ambientes de aprendizagem. Qualquer material eletrônico que provém informações para a construção de conhecimento pode ser considerado um objeto de aprendizagem, seja essa informação em forma de uma imagem, uma página HTM, uma animação ou simulação. (RIVED, 2010). Os Objetos Virtuais de Aprendizagem podem ser criados em qualquer mídia ou formato, podendo variar desde uma simples apresentação de slides até recursos digitais mais complexos como simulações animadas em Java ou flash.

Ambientes virtuais de aprendizagem:  são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet. Elaborado para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do curso, permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes. Como ferramenta para EAD, é usada para complementar aula presencial.

Mídia: são os canais ou ferramentas usadas para armazenamento e transmissão de informação ou dados. Mídia muitas vezes é usada como sinônimo de meios de comunicação de massa ou agências de notícias, mas pode se referir a um único meio utilizado para comunicar os dados para qualquer finalidade.

Convergência de mídias: vem propor uma transformação no papel da comunicação, onde os sujeitos passam de simples consumidores ou receptores para, além disso, serem possíveis autores de produção no processo de informação. Isto ao mesmo tempo. Nesse contexto, o celular é um dos artefatos tecnológicos que ilustra bem a convergência das mídias, pois num mesmo aparelho encontra-se reunidas várias funções. Frente a este cenário, convém destacar que: a principal capacidade da convergência das mídias é a de possibilitar a integração de dispositivos digitais e o seu uso sob demanda. Mas há um aspecto mais evidente e importante a se destacar na contribuição da convergência das mídias.

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