EFEITO DAS REDES SOCIAIS NO CÉREBRO HUMANO
Pesquisas sobre o que acontece no nosso cérebro quando estamos usando a internet são realizadas há 10 anos na Universidade da Califórnia.
Conforme o neurocientista Paul Zak , o cérebro não diferencia uma conversa feita nas redes sociais (Facebook, twitter entre outros) de uma conversa feita pessoalmente. Ele demonstra que o 'convívio' em redes sociais virtuais libera no cérebro uma substância chamada oxitocina, que é relacionada às sensações de prazer, pertencimento e afeto.
Para o Dr Paul Zak , fazer uso da internet para ativar a oxitocina no cérebro tem o lado positivo e tem o lado negativo, causa prazer, mas o uso excessivo da internet pode fazer mal.
“ A oxitocina nos faz sentir relaxados, confortáveis ou se preferir amados, então as pessoas que não tem uma vida social muito rica fora da internet, meio que ficam presas a ela...”
E isso pode ser uma coisa boa ou ruim?
- BOA: se essa é a melhor oportunidade que se tem para interagir com outras pessoas.
- RUIM: se interfere na sua vida diária.
Se quiser assistir a pesquisa acima, eis o link http://g1.globo.com/jornal-da-globo/videos/t/conecte/v/pesquisa-analisa-efeito-que-a-internet-produz-no-cerebro/1969866/
Nenhum comentário:
Postar um comentário