domingo, 27 de abril de 2014

EFEITO DAS REDES SOCIAIS NO CÉREBRO HUMANO

Pesquisas sobre o que acontece no nosso cérebro quando estamos usando a internet são realizadas há 10 anos na Universidade da Califórnia.
Conforme o neurocientista Paul Zak , o cérebro não diferencia uma conversa feita nas redes sociais (Facebook, twitter entre outros) de uma conversa feita pessoalmente. Ele demonstra que o 'convívio' em redes sociais virtuais libera no cérebro uma substância chamada oxitocina, que é relacionada às sensações de prazer, pertencimento e afeto.
Para o Dr Paul Zak , fazer uso da internet para ativar a oxitocina no cérebro tem o lado positivo e tem o lado negativo, causa prazer, mas o uso excessivo da internet pode fazer mal.
“ A oxitocina nos faz sentir relaxados, confortáveis ou se preferir amados, então as pessoas que não tem uma vida social muito rica fora da internet, meio que ficam presas a ela...”
E isso pode ser uma coisa boa ou ruim? 
- BOA: se essa é a melhor oportunidade que se tem para interagir com outras pessoas. 
- RUIM: se interfere na sua vida diária.

quinta-feira, 24 de abril de 2014


Iconografia





Vocábulo usado para designar o significado simbólico de imagens ou formas representadas em obras de arte. Também nomeia uma disciplina da História da Arte, dedicada a identificar, descrever, classificar e interpretar a temática das artes figurativas. Até fins do século XVI, a iconografia referia-se especialmente ao significado simbólico de imagens inseridas num contexto religioso. Atualmente o termo refere-se ao estudo da história e da significação de qualquer grupo temático.
Na história da arte, “iconografia” também pode significar representação particular de sujeito em termos do conteúdo da imagem, tais como o número de dados utilizados, postura e gestos.
O termo é usado em outros campos acadêmicos, por exemplo, semiótica e estudos de mídia no uso geral para o conteúdo de imagens e sentidos relacionados.